quarta-feira, 19 de maio de 2010








"...Sobe a bolsa de valores vários pontos
Some a bolsa com valores da madame, ela ao prantos..."

GOG








Valores Sociais.

Conjunto de condultas e normas que “regem” uma sociedade.

Na Conjuntura atual o assunto Valores Sociais, se torna vasto e polêmico. Quais seriam os valores da nossa sociedade atual? E quais eram os valore da sociedade de anos atrás?

Armazenados no nosso Cortex Cerebral estão um conjunto de normas e condultas que aprendemos ao longo dos anos, conjuntos esses que regem nosso comportamento perante a sociedade, desde fatores simples como a higiene, até posicionamentos politico-economico.

Esses valores aprendemos principalmente na infância e na adolescência, são transmitidos atravéz da educação dos pais, pelos educadores, pelo meio em que se vive e com quem se relaciona. São fatores primordiais para se conviver em comunidade.

Há tempos o tema é descutido, onde vem se abordando a importância da transmissão desses valores entre as gerações e suas contribuições para sanar problemas da sociedade.

Se torna complicado e polêmico pela sua transitoriedade de acordo com o passar dos anos e surgimento de fatores particulares de casa século ou década.

Cada geração traz consigo necessidades unicas e particulares, questionamento e discussões intimas de maneira impar. Por esses fatores vem se perguntando até onde os valores passado da geração anterior são uteis e aplicáveis para a geração que surge com suas proprias necessidades e questionamentos.

Dentro duma realidade em constante mutação e renovação, que é a sociedade mundial, encontramos uma gama muito grande de valores sociais, com particularidades, continentais, Nacionais, Regionais e Initimas. Dai então um questionamento maior: “O que realmente está correto?”

A pluralidade mundial nos encurrala contra a parede e nos força a refletir sobre a possivel verdade absoluta, e sob a possivel verdade uníca.

Quando se fala de valores sociais na atual sociedade, abordamos questões delicadas, no atual quadro mundial de violência, fome, mizéria, maldade, nos faz pensar quais valores estamos agregando para nos.Numa realidade em que o sexo se torna cada vez mais banal e a promiscuidade se torna cada vez mais frequente, onde cada vez mais cedo se fala, se pensar e se faz sexo, numa constante vulgarização da figura feminia, tratada cada vez mais como mero objeto de prazer, numa realidade onde cada vez mais se distanciam pais e filho, onde se formam verdadeiros abismos entre membros da mesma familia, realidade que nos empele a ver cada vez mais frequentemente crianças sendo educadas por meios de comunição que não teem o menos compromisso com a educação das mesmas, realidade triste de quem já nasce lutando contra a propria realidade, enfrentando prédisposições agressoras e frequentes, realidade duma sociedade capitalista cada vez menos humana, que pouco se importa ou sente, num vai e vem frenético onde não se é permitido parar.

Daí o questionamento: “Quais os valores sociais da nossa sociedade atual?”



Nenhum comentário:

Postar um comentário